Origem e história - TATUAPÉ.
- Morato Araújo
- 15 de dez. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de dez. de 2018
Cerca de 100 mil pessoas vivem hoje no distrito do Tatuapé, que inclui, de um total de doze bairros, a Chácara do Piqueri, o Parque São Jorge e o Jardim das Acácias. No "caminho do tatu" (significado do nome, em tupi) percorre-se uma parte importante da história de São Paulo, pontuada por palavras-chave do tipo viticultura, olaria, imóveis, shoppings. A trajetória "oficial" da região começa entre 1550 e 1560. Enquanto os jesuítas habitavam apenas o centro, na região do Pátio do Colégio, Brás Cubas, fundador de Santos, subiu a serra e encontrou o ribeirão Tatu-apé e ali se instalou.
Nos anos seguintes, investiu-se na plantação de uva e na produção de vinhos. A constituição das vilas operárias viria no início do século XX, com a industrialização. Naquele tempo, as olarias transportavam sua produção pelo rio Tietê.
O Tatuapé integra a subprefeitura da Mooca. É uma espécie de capital da zona leste, predominantemente residencial, onde a expectativa de vida é de 80 anos. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é considerado muito alto (0,938), em termos de renda, longevidade e educação. É uma das melhores regiões para viver, atualmente, na cidade.

Comentários